05/07/2017

«A Rainha Subjugada», de Philippa Gregory



O novo romance da série - Os Tudor
Opinião:
É tão bom voltar a ler um romance histórico da Philippa Gregory, consegue levar-me a viajar ao passado, a uma época que qual tal como a autora também sou fã  - Tudor.
Mais uma vez estive na corte do Rei Henrique VIII, este rei cruel, prepotente, que conheço de livros anteriores, está doente, e a doença torna-o imprevisível nos seus actos, perigoso, casa pela sexta vez, a escolhida é Catarina Parr, mas esta vive na sombra de outra de outra mulher, por isso desde cedo aprende a não confiar em ninguém, pois, seria um risco, à menor falha pode ser enviada para a decapitação, todas as cautelas são poucas, mas Catarina demonstra perspicácia, inteligência ao lidar com a corte, e sendo vigiada tem que agir de uma forma muito discreta, por ela e pelos seus. A lei da sobrevivência imperava na corte deste Rei.
É fácil sentir empatia por Catarina, a autora gosta de destacar personagens femininas fortes, nos seus romances, e esta Rainha, a última esposa do Rei Henrique, consegue levar a bom porto as suas intenções, mesmo correndo risco de vida, pois naquela altura as mulheres não tinham influencias politicas ou religiosas.
E como é habitual nos romances desta autora, nesta narrativa não faltam as intrigas, conspirações, traições, assim como tem bastante acção, a autora recriou com detalhes a corte dos Tudor na última etapa deste Rei cruel, como poucos o conseguem fazer, onde mistura realidade com ficção, isso nota-se através da pesquisa apurada que faz para os seus livros. 
A Rainha Subjugada, trata-se de mais um excelente livro, cativa o leitor, o enredo prende da primeira à ultima página, com as sua personagens históricas, e através da sua escrita fluída é fácil ficarmos cativos nas páginas deste livro. Gostei muito, é claro.



2 comentários:

Bárbara Ferreira disse...

Tenho alguma curiosidade quanto a estes livros! A minha mãe tem uns quantos. Pelo que percebo, são historicamente muito pouco realistas, mas muito bons em termos de narrativa.

http://barbarareviewsbooks.blogspot.pt/

Odete Silva disse...

Olá Bárbara, eu gosto muito desta autora, sou apaixonada por romances históricos :)