05/07/2017

A Pérola que Partiu a Concha, de Nadia Hashimi



Opinião:
A Pérola que Partiu a Concha, é um livro espectacular, somos arrebatados durante toda a leitura, sou suspeita, pois gosto imenso de ler sobre outros povos e a sua cultura.
Retrata a realidade das mulheres afegãs, conta-nos a história de vida de duas mulheres, das suas vivências, Rahima e de sua trisavó, Shekiba, separadas através do espaço temporal que tanto gosto, mas essa separação de um século, não fez com que houvesse uma evolução na forma como tratam as mulheres neste país, a vivência de uma é igual à da outra, nada evoluiu.
São duas histórias de vida, que impressionam, que chocam, pela forma como vivem, ou por outra sobrevivem no dia a dia, a autora pegou nestas personagens e soube retratar uma cultura onde a mulher é subjugada, onde não tem vontade própria, não tem direitos, a sua função é servir o marido, cuidar da casa e dar-lhe filhos varões, e dividi-lo com outras mulheres, não lhes é permitido sair de casa sem a companhia do mesmo, e por isso dependem do marido para tudo, é uma verdadeira clausura, onde  a escravidão faz delas prisioneiras até da família deste. E o mais impressionante é a forma como as mulheres da família são más umas para as outras.
Sem querer contar nada da narrativa, fico sempre chocada por saber que no século actual, ainda tratem as mulheres de forma tão baixa e cruel, que continuem a ser humilhadas dentro da própria casa, por isso quando tem uma oportunidade para fugir, mesmo que isso signifique que podem ser apanhadas e morrer, preferem do que continuar a ser tão mal tratadas.
Uma narrativa impressionante, muito bem escrita, que nos dá a conhecer uma realidade chocante, triste, um livro que todos devem ler, pois alerta-nos para o sofrimento destas mulheres, onde os seus direitos simplesmente não existem, é impossível ficar indiferente a esta história, fica-se indignado.
Recomendo sem dúvida alguma. Muito bom.

Para mais informações pode consultar o site da Editorial Presença aqui

 

0 comentários: