19/11/2018

Clube do Autor - Lisboa é uma das grandes cidades da História, diz historiador inglês.

Título: As Grandes Cidades da História 
N.º de Páginas: 448 Págs. (+ extratextos) 
PVP: 20,00€

Da Mesopotâmia às megapolis, o livro de John Julius Norwich, prestigiado historiador, escritor de viagens e apresentador de televisão, visita 70 cidades, do mundo antigo à época moderna, e inclui dois cadernos de extratextos com fotografias, mapas e ilustrações de muitos destes locais. 

De Uruk, a primeira cidade do mundo, a Xangai, a grande metrópole chinesa dos nossos dias, vão muitos séculos de distância e mais de 400 páginas de intervalo. Dividido por épocas (Mundo Antigo, Primeiro Milénio D.C. Mundo Medieval, Primórdios do Mundo Moderno e Idade da Cidade Moderna), As Grandes Cidades da História é um retrato histórico abrangente sobre a evolução da vida em comunidade ao longo dos milénios.

No capítulo dedicado aos Primórdios do Mundo Moderno, Lisboa é a primeira cidade escolhida pelo coordenador da obra. Estamos na época das Descobertas. John Julius Norwich enaltece a “próspera indústria de construção naval e de fundição de canhões, e era de Lisboa que se partia para a maioria das viagens exploratórias”.

Na sua “passagem” por Lisboa, o autor refere também as grandes comunidades de artesãos mouros e judeus, o vasto complexo monástico e jeronimita, a supremacia naval, os grandes navegadores da altura, a monarquia de Filipe e a dinâmica comercial da cidade portuguesa.

O autor convida o leitor a viajar no tempo e a conhecer as cidades mais importantes da História, descobrindo como era a vida de então e acima de tudo como era a personalidade de cada lugar e dos seus habitantes.

«Um livro sofisticado.» The Times Literary Supplement
«A visão de um historiador minucioso sobre a história metropolitana do homem.» The Wall Street Journal
«Não podíamos pedir melhor para nos abrirem as janelas do conhecimento para um tema tão fascinante e premente.» Condé Nast Traveller 
 
 

0 comentários: