06/09/2017

Esqueça o Hygge. A palavra de ordem em 2017 é LAGOM e veio para ficar.



LAGOM: A Arte Sueca para Uma Vida Equilibrada 
Editora Nascente
160 pp 
PVP:13,99€

Esqueça o Hygge (segredo dinamarquês para a felicidade). A palavra de ordem em 2017 é LAGOM e veio para ficar.

Descrita pelo Fórum Económico Mundial como o melhor em praticamente tudo, a Suécia desenvolveu um estado social invejável, com apoios parentais generosos e níveis de corrupção excecionalmente baixos. Nesse sentido, a Suécia é o produto de um ato de equilíbrio onde impera: «nem pouco, nem demasiado: na medida certa».

A Suécia desenvolveu um estado social invejável, com apoios parentais generosos e níveis de corrupção excecionalmente baixos. Nesse sentido, este país é produto de um ato de equilíbrio habilidoso — proteger o seu povo e simultaneamente libertá-lo.

Em 1996, a Suécia ganhou uma nova alcunha. O autor Jonas Gardell chamou-lhe «o país do leite meio-gordo», alcunha de que os suecos gostaram, sendo usada desde então. No seu espetáculo de comédia, descreveu um país que celebra o equilíbrio e coloca a equidade num pedestal, onde o consenso reina e todos aderem. Retratou uma nação que adora paredes brancas e design funcional e que considera o leite meio-gordo simplesmente perfeito — nem demasiado magro, nem demasiado gordo. Caraterizou um pais que é LAGOM

LAGOM não tem uma palavra equivalente na língua portuguesa, mas significa, de um modo geral, nem pouco, nem demasiado; na medida certa. Crê-se, em grande medida, que a palavra tem origem no termo viking laget om — literalmente em torno da equipa — e que deriva do costume de passar um chifre de hidromel em redor, garantindo que havia o suficiente para que todos pudessem dar um gole. Contudo, embora a piada seja certeira, a verdadeira etimologia da palavra aponta para uma antiga forma da palavra lag, um tipo de lei com base no senso comum.





0 comentários: