02/07/2018

Da Lisboa de Maria Parda para o Paraíso ou para o Inferno?

Título: Pranto de Maria Parda e Auto da Barca do Inferno
Autor: Gil Vicente
Ficção / Literatura Portuguesa
N.º de Páginas: 144 
PVP: 12,50 €
Nas livrarias a 3 de Julho
Guerra e Paz Editores

Pranto de Maria Parda e Auto da Barca do Inferno são duas peças de Gil Vicente, considerado por muitos o fundador do teatro português. Este clássico incontornável da literatura portuguesa chega às livrarias a 3 de Julho.

Deambulemos pelas ruas de Lisboa, sequiosos, nós e a Maria Parda, uma velha, porta-voz dos bêbados, protagonista da primeira peça. Acompanhemo-la e lamentemos a falta de vinho. Haverá quem nos venda fiado? É o Pranto de Maria Parda.

Terminado o Pranto, (re)encontraremos almas na hora da morte. Um Fidalgo, um Onzeneiro, um Parvo, um Sapateiro, um Frade, uma Alcoviteira, um Corregedor, um Procurador, um Enforcado e quatro Cavaleiros chegam a um cais, quase todos carregados de pecados e vícios, e encontram um Anjo e um Diabo, figuras que os julgarão e os conduzirão ao seu destino final: o Paraíso ou o Inferno? Que argumentos usar para convencer o Anjo a entrar na barca da Glória? Como ludibriar o Diabo e escapar do «lago dos danados»? Eis o Auto da Barca do Inferno, o julgamento das almas humanas na hora da morte e a denúncia dos vícios da sociedade.

Esta edição inclui o texto integral das peças, mais de uma centena de notas, sinopses, listas das personagens, argumentos e símbolos cénicos. 

0 comentários: