08/10/2010

#16 Llosa

Porque sim, hoje parafraseando o mais recente nobel da literatura, o grande Llosa, aquando recebeu a notícia que tinha ganho disse ...Pensé que era una broma... O obituário prematuro do livro. Porquê Literatura? Tantas vezes me aconteceu, em feiras de livros ou em livrarias, que um cavalheiro se aproxima de mim e me pede um autógrafo. "É para minha esposa, minha filha, ou minha mãe", explica ele. "Ela é uma grande leitora e ama a literatura." Imediatamente, eu lhe pergunto: "E você não gosta de ler?" A resposta é quase sempre a mesma: "Claro que eu gosto de ler, mas eu sou uma pessoa muito ocupada." Eu ouvi esta explicação dezenas de vezes: este homem e muitos milhares de homens como ele tem tantas coisas importantes para fazer, tantas obrigações, tantas responsabilidades na vida, que não pode desperdiçar seu precioso tempo "enterrado" em um romance, um livro de poesia ou um ensaio literário por horas e horas. Segundo essa concepção difundida, a literatura é uma actividade dispensável, sem dúvida e uma actividade nobre e útil para cultivar a sensibilidade e as boas maneiras, mas, essencialmente, é um entretenimento, um adorno que as pessoas só com muito tempo de lazer podem pagar. É algo para encaixar no meio dos desportos, do cinema, um jogo de bridge ou xadrez, e ela (leitura) pode ser sacrificada sem escrúpulos quando se "prioriza" as tarefas e os deveres que são indispensáveis na luta da vida. Artigo Completo, em Inglês (aqui) http://www.robinprior.net/items/vargasllosa.htm Noticia via blog Revista LER (aqui) http://ler.blogs.sapo.pt/

0 comentários: