14/03/2013

CRÓNICAS DE UM PORTUGAL DEMASIADO PORTUGUÊS


CRÓNICAS DE UM PORTUGAL DEMASIADO PORTUGUÊS


ROSALINA – PARTE IV

Na maior parte dos casos, ir às compras em época de saldos é humilhante, aproveitar promoções de coisas que ninguém se dá ao trabalho de adquirir acaba por ser inglório e vasculhar roupas em fins de stock ou aparelhos electrónicos desactualizados é impensável no meu modo de vida. Produtos em segunda-mão? Nem pensar! Brindes? Nunca! Ofertas de variada ordem na compra do que quer que seja? Isso não é para a Rosalina!
Contudo, existe uma excepção!
Black Friday em Londres! Isso sim, tem pinta. Imagino a vereadora a perguntar onde comprei o perfume que me dá um cheiro inigualável. Resposta? A capital mais influente do Reino Unido! Ou a minha vizinha a questionar de onde terá vindo o casaco de peles que me embelezará. Resposta? De uma loja de onde se vê o Big Ben. Ou assim que os juízes invejarem o meu relógio que não se vê à venda nas ruas portuguesas!
Pois bem, Black Friday será, e preparem-se londrinos, que eu vou atacar pelas terras de sua majestade.
Portanto, tive o cuidado de ir para o aeroporto na quinta-feira à noite de sapatilhas, para fazer render a viagem, trazendo apenas uma malinha de mão que o meu marido carregava. Caso tivesse de fazer muitas compras, adquiriria também uma mala maior, até porque está a fazer falta.
Claro que a companhia aérea que me levou até Londres era low cost e, assim, os lugares apertados, o cheiro algo pestilento e o ambiente impróprio para uma senhora como eu. Mas fez-se bem.
Quando chegámos a Londres dormimos numa camarata onde cabiam vinte pessoas, parte deles estudantes, outros aventureiros procurando um trabalho na cidade. Havia ainda poucos turistas e talvez um par de músicos que procuravam uma oportunidade para se afirmarem. A casa de banho era comum a dezenas de pessoas, mas eu nem a usei. Afinal, regressaria ao final da tarde de sexta-feira.
O passeio foi extraordinário. Visitámos – eu e o meu marido, que os miúdos ficaram com a minha cunhada – boutiques, lojas e centros comerciais. Tudo estava num alvoroço. Gente, só gente que andava às compras, em Novembro, antes que a época natalícia estivesse no auge. Tudo estava a correr lindamente, só que Black Friday nem vê-la. Não havia coisas baratas nem publicidade alusiva ao mega evento que vira na Internet um par de semanas antes.
Demos voltas e mais voltas no meio de rastafaris, africanos, punks, muçulmanos, asiáticos, hippies e até portugueses, malandros e trabalhadores, portanto. Caminhámos que nos fartámos e tudo estava ao preço normal. Claro que, apesar de ganharmos relativamente bem, não nos podíamos esticar. Afinal, tenho de sustentar o carrão com que o meu marido me transporta, o colégio dos miúdos e a casa que acaba por ser a melhor da rua.
Por isso, regressei ao aeroporto inglês com um íman para colocar no frigorífico, daqueles que têm soldados de roupa preta e vermelha iguais aos reais que fazem o render da guarda no palácio de Buckingham; uma camisola do Tottenham comprada nos sírios ou iranianos ou lá o que eram para oferecer ao filho mais novo da vereadora; e um pisa-papéis em forma de táxi preto da Austin para que os meus clientes pudessem ver no gabinete.
Quando regressámos ao aeroporto, estava eu desfeita, um temporal veio de repente. Tivemos de ficar dois dias lá, por entre bancos, guichês e lojas de restauração.
A viagem acabou por ficar tão cara quanto pensei, mas sem que tivesse trazido nada de valor.
Mais tarde, voltei à Internet, para pesquisar aquilo que me levara a pensar que o Black Friday inesquecível não passava, afinal, de um dia como os outros. E então percebi. O Black Friday tinha ocorrido numa loja americana chamada London, e não na cidade de Londres.
Era domingo de manhã quando me apercebi disso, estava eu em casa. Tinha olheiras e estava com um ar cansado. Apenas esperei que as laranjas não me fizessem muita azia.


3 comentários:

Guiomar Ricardo disse...

Olá,Rosalina,mais uma vez!Desta o tiro saiu-te pela culatra...é bem feito para não te armares em esperta!
Está o máximo!

Ash disse...

Lol!!! Azedou a viagem...

Ash disse...

Lol. Azedou a viagem...