22/03/2013

"O amor não escolhe idades" de Sheila Norton



Opinião:

Um livro que se lê muito rápido, confesso que estava há espera de uma história romântica devido à capa, mas não o é de todo, desengane-se, pois trata-se de uma narrativa bem realista de uma mulher com 44 anos como tantas outras, com uma vida e um casamento monótono, com 3 filhos crescidos, recepcionista num Hospital, não cuida da imagem, tanto ela como o próprio marido acomodaram-se, apesar de já não sentirem nada um pelo outro. Muitas mulheres desta idade, ou mesmo com 20, 30 anos vão-se identificar com esta personagem. 

Tudo muda na sua vida de repente, quando um dia um médico não intencionalmente, faz um comentário acerca da sua pessoa e  ela não gosta nada, faz-se um clique na sua mente. Vai repensar na sua vida toda, pois a sua auto-estima cai por chão nesse dia. Não tem objectivos,  não tem interesses, por isso quando assiste a uma palestra no Hospital na hora de almoço sobre - "Corpo e Alma", resolve fazer algo que lhe dê gosto, compra uma máquina fotográfica e tenta centrar-se nesse hobbie, vai tirar fotografias sem saber muito bem ao quê. E resolve que quer mudar de vida, quer ser vista como "dinâmica, criativa e carismática". Portanto, quando um outro médico, jovem e atraente se mete com Rosie, ela convence-se que ainda não morreu para a vida. 

A partir daqui uma série de coisas muda, a sua atitude perante a vida, perante o marido, os colegas, a roupa que veste, resolve viver e arriscar, pois só se vive uma vez, porque é que tem que vivê-la infeliz e sem nada que lhe dê prazer. Começa a sair com os colegas,  depois do trabalho vão até um bar, antes de ir para casa.
A autora tem o dom de nos fazer sorrir e rir com as cenas caricatas que lemos sobre a Rosie a personagem central, quando resolve envolver-se com outra pessoa, as próprias conversas entre as 3 colegas da recepção fizeram-me sorrir imensas vezes. Rosie finalmente arrisca viver o momento, e aceitar o que lhe oferece o presente.

Uma leitura que foi uma agradável surpresa, com uma série de lições de vida que serve para ponderar, e reflectir que se não estamos bem devemos arriscar em prol da nossa felicidade, todos temos segundas oportunidades na vida, se não nos sentimos felizes... agora a opção cabe a cada um de nós decidir como queremos viver.  Em suma um livro que me divertiu e que gostei de ler.

"Seja o que for que aconteça, seja como for que as coisas corram, quer se venha a arrepender do que fez ou o recorde para o resto da sua vida, de uma coisa pode estar certa: aproveitou ao máximo cada dia e nunca deixou de manter acesa a chama da felicidade". 

1 comentários:

Norma Gondar disse...

Adorei, as gargalhas que dei, li num fim de semana, o final derreteu-me toda :)