30/07/2014

Lago Perdido, de Sarah Addison Allen (opinião)



Opinião:
Confesso que quando lia as sinopses dos livros desta autora ficava sempre a pensar se iria gostar de ler os livros, mas uma amiga fez-me mudar de ideias e na FLL há uns anos atrás disse-me para experimentar, e comprei o primeiro livro da autora e o facto é que fiquei fã, os seus livros tem todos um "toque" de magia, e as suas personagens são sempre tão cativantes que a história sabe sempre a pouco.
Lago Perdido, é sobre recomeços, quando se perde alguém não deve ser nada fácil avançar com a vida, ter forças para continuar, Kate após a morte do marido precisa de algo que a impulsione, apesar de ter um motivo muito sólido, que é a sua filha Devin, ainda assim precisa de se afastar de tudo o que a rodeia.
Devin de oito anos, é uma personagem que nos vai conquistando ao longo do livro pela sua peculiaridade, não se trata de uma menina comum, ela gosta de coisas excêntricas e diferentes, e isso nota-se na sua maneira de vestir, é a sua forma de viver num mundo de fantasia, muito próprio, mas que a faz feliz.
Kate por sua vez precisa de um escape de fugir de uma sogra controladora, e nada se podia proporcionar melhor do que voltar a visitar a sua tia-avó Eby, dona de uma estância à beira de um lago, que está a ficar decrépita, precisa urgentemente de obras, mas da qual Kate guarda excelentes recordações.
Por outro lado temos a personagem Eby, ler sobre o seu passado, e como ela e o marido viveram a vida e de como se tornaram donos da estância, foi um deleite, um casal diferente, único.
A autora nos seus livros transporta-nos sempre por cenários e locais idílicos, desta vez a acção passa-se junto de um lago que conseguimos visualizar como algo belo, que transmite paz interior a quem o visite. Por outro lado constrói personagens que são únicas, originais, algumas envoltas em mistério, neste livro temos também Lisette, Wes, Selma, Bulahdeen e Jack, algumas chegam a ser caricatas, excêntricas, mas todas elas tem uma história de vida para contar, e problemas que precisam ultrapassar, visitam esta estância todos os anos, o que será que as leva a voltar a este lugar? Será o local? Serão as pessoas que residem junto ao lago? O facto é que algo as atrai e as faz sentirem-se bem.
Uma história em torno de recomeços, mas também de perda, solidão, amizade e família, temas que fazem reflectir, devemos aproveitar cada momento e o que vida nos apresenta como segundas oportunidades.
Ás vezes fazem-me falta leituras deste género, leves, que me envolvam através dos cenários, com um enredo simples, mas com uma mensagem por detrás, claro tudo isto sempre com pequenos toques subtis de magia, neste livro não tanto como nos habituou a autora, mas sem dúvida que sabe construir histórias misteriosas e originais, com um rol de personagens cativantes, outros intrigantes, mas que me divertiram e fizeram sorrir. Mais um livro de Sarah Addison Allen que recomendo.

Pode ler mais sobre o livro  Lago Perdido aqui




0 comentários: