23/05/2016

A Vingança dos Tudor, de C. W. Gortner


“Será um segredo capaz de destruir uma dinastia poderosa?”
Opinião:
A Vingança dos Tudor, é o terceiro livro da série Tudor, Isabel finalmente ascende ao trono, após a morte da sua irmã a Rainha Maria, cuja dinastia e reinado lemos nos livros anteriores, para quem não os leu consegue acompanhar bem esta história, pois o autor vai dando detalhes precisos do que se passou anteriormente, apesar de que eu pessoalmente gosto sempre de ler os livros por ordem.
Mais uma vez Brendan Prescott, o espião privado de Isabel, está de novo em destaque, e prova a sua grande devoção e lealdade a Isabel I, depois de quatro anos ausente, no exílio, é chamado à corte para desvendar o misterioso desaparecimento de uma das aias da Rainha, Lady Parry, cujo paradeiro desconhecem após visitar familiares numa aldeia. 
O autor criou um personagem que nos atrai desde o inicio da série, é humano, corajoso, inteligente, sente remorsos dos seus erros, é bem retratado nos três livros, torna-o credível, com as suas falhas e defeitos, mas também com os seus pontos fortes. Isabel I confia e gosta de Brendan, mas não conta toda a verdade, esconde um segredo que pode colocar em causa a sua dinastia, e que Brendan terá que solucionar e resolver por ele próprio, o que nos deixa a pensar no que está por detrás deste estranho desaparecimento...
Diga-se de passagem que o que mais me fascina nos romances históricos é ficar a saber como viviam naquele tempo, como era a vida dentro das cortes e fora delas, gosto em especial da época Tudor, das intrigas políticas, traições, conspirações, etc., mas neste livro o autor transporta-nos para corte no inicio e no final do livro, o que fez com que não se enquadrasse tanto naquilo que gosto como nos dois livros anteriores, pois a acção decorre numa mansão sinistra em Yorkshire, envolta em nevoeiro, cujos habitantes são estranhos e cheios de subterfúgios, reservados, o ambiente perfeito e misterioso para esconder segredos, que não devem ser revelados.
E foi precisamente toda a atmosfera, tensão e mistério em torno desta história que me agarrou, assim como o enredo que o autor soube tão bem construir, envolto em segredos, romance, intrigas, vingança e com muita acção, ingredientes tão característicos da época em questão, tudo isso fez com que C. W. Gortner continue a estar entre os meus autores favoritos deste género literário. Recomendo.

 

0 comentários: